Para que as raízes e as asas cheguem juntas.

sábado, 6 de novembro de 2010

New day, new dawn (novo dia, novo amanhecer)

Paradoxal, anacrônica, supérflua, e também hipócrita, toda essa condenação às obras de Monteiro Lobato como formadoras (retrato) de uma mentalidade, diga-se, nacional. Parece que o tempo não passou em plagas tupiniquins. Mas Lobato era um profeta. Escreveu um texto (muito interessante, e hilário) chamado O Choque que preconizava a ascendência de um governante negro, 'preto', afrodescendente, ortogeográfica e politicamente correto, à presidência dos Estados Unidos da América (do Norte) em .... (vou ver e depois lhes digo).

As 'profecias' deste nostro Nostradamus se realizaram (entre muitas, como a d'O PETRÓLEO É NOSSO', propangandísticamente embutidas em seus textos), como se vê!

Pena que, já na época (1926), sua visão das coisas não 'pegou politicamente bem' (lá no hemisfério de cima). Pouco mais e ele teria previsto o que viria em seguida aqui (tua terra amada, Lobato!, e também de Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde, Tia'Nastácia, Dona Benta... e de todos nós que lemos tuas histórias).

E agora?

Quase não é necessário ser profeta para imaginar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário