Para que as raízes e as asas cheguem juntas.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ossário

Alexandre Orion – Skulls in Sao Paolo


A few years ago he adorned a transport tunnel in Sao Paolo with a mural consisting of a series of skulls to remind drivers of the detrimental impact their emissions have on the planet.

The Brazilian authorities were incensed but couldn’t actually charge him with anything so they instead cleaned the tunnel. At first they cleaned only the parts Alexandre had cleared but after the artist switched to the opposite wall they had to clean that too. In the end, the authorities decided to wash every tunnel in the city, missing the irony completely, it seems.



"Era véspera de eleição, as paredes dos túneis recém-inaugurados sob a Av. Faria Lima reluziam um amarelo forte que em poucos meses enegreceria.

A quantidade de fuligem armazenada diariamente nos túneis é a mesma que respiramos fora deles.

Neste local exclusivo para automóveis, eu precisava representar o humano. Transformaria o túnel em catacumba. Surgia a idéia de Ossário.

Eu previa as abordagens policiais, mas não que seriam tantas e tão curiosas. Foram em média 5 por madrugada de trabalho.

Com a arma em punho, muitas vezes apontada em minha direção, eles diziam: o que é isso? O que você tá fazendo? Eu respondia: tô limpando!

As tentativas de interromper a intervenção foram frustradas. Só havia um modo de impedir a minha 'limpeza'. Seria limpando também.

Numa das madrugadas o silêncio tomou o túnel. Ele havia sido interditado e, minutos depois, um caminhão-pipa desceu a rampa.

A Prefeitura lavou.

Lavou apenas a parte do túnel em que eu intervim. O restante continuou sujo como deve ser. Voltei na madrugada seguinte e continuei a limpeza.

Se minha maneira de limpar é arte, se a limpeza da prefeitura é censura, não importa. Melhor que limpar é parar de poluir."

Alexandre Orion

Mais em: Reverse Graffiti

e: Graffiti Ars

Em adendo: a exposição sobre a intervenção de Alexandre Orion está acontecendo neste momento no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, com patrocínio do Banco, e encerrando no dia 9 próximo.

2 comentários:

  1. Ser revolucionário assim, metendo a mão na massa, é coisa pra poucos. Quem dera não tivessemos medo de encarar a sujeira!

    ResponderExcluir
  2. É de gente assim, com essa coragem e essa lucidez que este país precisa. Temos alguns, mas ainda são poucos para limpar tanta sujeira.

    ResponderExcluir